Rodolpho Hoth Hoth
Programa Forças no Esporte recebe visita da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, visitou nesta terça-feira (18) a Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASSEB) em Brasília-DF. A ministra anuncia ampliação do projeto que atualmente já está ativo em 117 municípios atendendo a 28 mil crianças devendo alcançar 40 mil crianças até o final do ano.
"Bôra, gente! Bôra cuidar de criança no Brasil!" conclama Damares.
ASSISTA:
O objetivo foi conhecer o núcleo do Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido pelo Ministério da Defesa (MD), que conta com a parceria daquela Pasta e de mais dois ministérios: da Cidadania e da Educação.
Acompanhada da Secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, e da Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Patrícia de Melo Andrade, a ministra Damares foi recebida pelo Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, Paulo Humberto César de Oliveira.
Em sua primeira visita ao núcleo na ASSEB, Damares Alves disse que pretende apoiar a expansão do programa. "Vocês precisam conhecer esse programa. Ele já está em 117 municípios e atende 28 mil crianças. O objetivo agora é que o PROFESP alcance até o fim do ano 40 mil crianças. Vamos sair por aí buscando recursos para que esse programa cresça muito”, afirmou.

Oficinas atendem mil crianças
A comitiva percorreu 15 oficinas que recebem mil crianças de oito escolas públicas do Distrito Federal. Meninos e meninas, de 6 a 18 anos, participam de atividades, no contraturno escolar, como: vôlei, tênis, futebol, basquete, handebol, atletismo, ginástica, espanhol, inglês, teatro, dança, capoeira, artes, vela e recreação aquática. "Estou há quatro anos aqui. Gosto muito de jogar futebol. Venho de manhã para cá e à tarde vou para a escola", disse o jovem Douglas Alves, de 14 anos, que, assim como o irmão gêmeo, Diego Alves, é autista e vem tendo melhoras de saúde desde que ingressou no PROFESP.


A venezuelana Kielyna Jael Gonzalez Urbina, de 12 anos, chegou ao Distrito Federal faz 3 meses. A mãe logo conseguiu emprego e ela, por estar matriculada na rede pública e ser considerada criança em condição de vulnerabilidade, foi inscrita no Programa Forças no Esporte. "A dança é a minha atitvidade preferida. Aprendi a falar português ouvindo e conversando com as crianças. À tarde, vou para a escola. Estudo na 5ª série da Escola Classe 01 do Paranoá", contou.
A professora de artesanato, Vanessa Patrícia Durval, conta que atende 20 crianças de manhã e 20 à tarde, na ASSEB. "Trabalhamos a coordenação motora. Tiramos o medo que eles têm de brincar em equipe. Reciclamos vários materiais. Tudo aqui vira arte", garantiu.
Programa Forças no Esporte
O PROFESP é um programa que tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania. Ele trabalha a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas. Por sua abrangência geográfica e qualitativa, o PROFESP é considerado um dos mais eficazes programas preventivos de segurança pública e fortalecimento da soberania nacional.
Atualmente, o PROFESP atende cerca de 28 mil crianças, adolescentes e jovens, entre 6 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino, em situação de vulnerabilidade social. Está presente em 117 municípios, conta com o trabalho de 186 organizações militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, em todos os Estados e no Distrito Federal, incluindo Fernando de Noronha e em 14 pelotões especiais de fronteira, atendendo 17 etnias indígenas de brasileiros na Amazônia.
Por Capitão-Tenente Fabrício Costa
Fotos: Tereza Sobreira/MD
Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ministério da Defesa 61 3312-4071
Esse é o tipo de notícia que dá gosto de compartilhar, enche o coração de esperança, investir nas crianças e adolescentes é o melhor e mais importante de todos os investimentos.
Parabéns ao Ministério da Defesa, Governo Bolsonaro, Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos.
Vamos cuidar das crianças do Brasil!
Rodolpho Hoth Hoth com Fatos & Verdades